quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A “Águia-d’asa-redonda” dos meninos de Galafura


 Esta é a história feliz de uma “Águia-d’asa-redonda” (Buteo búteo) que no dia 15 de outubro de 2013 regressou ao seu habitat natural, depois de se despedir dos meninos do Jardim de Infância de Galafura.
Faz por estes dias um ano que uma Brigada da GNR (SEPNA), ao passar pela zona de Galafura, visualizou no solo uma águia ferida numa asa e numa pata, lutando, sozinha, pela vida que fora ameaçada momentos antes por disparos irresponsáveis do homem.
Socorrida por essa brigada, foi transportada imediatamente para o CRAS – Centro de Recuperação de Animais Selvagens – do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Sujeita a duas intervenções cirúrgicas delicadas para recuperar uma das patas (elemento indispensável para a caça das suas presas), conseguiu uma recuperação clínica a 100%.
Durante 9 meses (janeiro a outubro), fez tratamento específico na área comportamental, motora e musculação, em virtude de estar em cativeiro, para (re)aprender a andar, voar e caçar.
Na passada 3ª feira, 15 de outubro, muito próximo das 11.00 horas da manhã, foi cumprido o objetivo primordial do CRAS, a reabilitação e libertação da águia como um animal saudável e apto para sobreviver no seu habitat natural.
Sensivelmente às 10.30 horas, os Drs. Veterinários do CRAS – UTAD apareceram no JI de Galafura. O Dr. Roberto, conversando com as crianças, fez o relato de vida da águia (cirurgia, tratamento e reabilitação), e explicou alguns pormenores muito específicos relacionados com esta ave: garras, cor dos olhos, cor das penas, ouvidos, rabo, dieta alimentar, etc.
Depois, fomos todos até ao logradouro para se efetivar a libertação da águia. ela voou sem hesitar, subindo rapidamente e desaparecendo no horizonte.
Como estava bem alimentada, a sua preocupação era arranjar um esconderijo numa árvore (proteção) mas logo que a fome espreite, lá a teremos, com as suas asas, com uma envergadura de 110-132 cm, a observar e sobrevoar campos e florestas à procura da sua dieta predileta, os ratos.

Se um dia tiveres que prestar auxílio a um animal ferido (ave, mamífero, réptil, anfíbio), podes contactar:
CRAS-HVUTAD -  Telf:  259 350 601; Email: cras.hvutad@gmail.com
SEPNA (Brigadas da GNR)
Parque Natural da Região

Os animais agradecem!
Prof. Alberto

Sem comentários:

Enviar um comentário