sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Amostras para Ler+

O Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares propõem, em 2013/14, o Projeto Amostras para Ler+, com o intuito de estimular a leitura pessoal e autónoma junto das crianças e dos jovens.
Nesse âmbito, numa sessão realizada na biblioteca, foram lidos excertos de alguns livros às turmas do 4º ano. Posteriormente, os alunos requisitaram-nos para leitura domiciliária e, em sala de aula, redigiram as opiniões que aqui partilhamos.

Coleção – Chamo-me…
Título do livro – Amália
Autor – Maria Inês Almeida
Ilustrador – Sérgio Agostinho e Cláudia Dias
A parte de que eu gostei mais: quando aos 19 anos ela teve o seu primeiro concerto, os pais só aceitaram quando souberam o dinheiro que ela ia receber.
Eu acho que ela foi muito corajosa indo ao Retiro da Severa sem os pais saberem. Eu admiro muito a Amália. Não gosto muito de fado, mas sei que a Amália foi uma grande mulher, corajosa e uma grande aventureira.
O que me levou a requisitar o livro: Foi a curiosidade de saber o porquê de ela ser tão famosa, saber a vida dela, saber como tinha feito tanto pelo nosso país, porque Amália é um símbolo português que todo o Mundo conhece.   
Maria Inês Cunha
Coleção – Chamo-me…
Título do livro – Agatha Christie
Autor – Ferran Alexandri
Ilustrador – Carles Arbat Serarols
A parte de que eu gostei mais: foi quando as pessoas pensaram que ela tinha desaparecido. Não é toda a gente que se preocupa com alguém.
Constança Teixeira
Editora – Didáctica Editora
Coleção – Chamo-me…
Título do livro – Marie Curie
Autores – Luís Cugota e Luísa Vera
Ilustrador – Carles Arbat Serarols
A minha parte preferida do livro é: quando Marie Curie recebeu o prémio Nobel em 1903. Gostei dessa parte, pois foi uma data importante para ela e essa parte destacou-se mais comigo porque eu gosto muito de estudar e de andar na escola.
Maria Gilles

Gostamos de saber estas opiniões da turma 4.3 e deixamos aqui o desafio… enviem-nos também as vossas ideias sobre um livro que leram e de que gostaram ou que detestaram. Estamos à vossa espera!

3 comentários:

  1. O projeto "amostras para ler +", é uma maneira de os alunos do 4ºano, despertarem a sua curiosidade e usarem mais a BE para saber o resto da leitura feita na aula.

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei fazer este trabalho, porque foi uma forma de eu conhecer mais a Amália. E quero agradecer á minha professora Isabel Cristina Valente Pereira.
    Um beijo Maria Inês Lopes Cunha.

    ResponderEliminar
  3. gostei de ler o livro da Agatha Chistie ,fiquei a conhecer mais coisas sobre ela.tambem quero agradecer a minha professora Isabel.
    um beijo,
    constança

    ResponderEliminar