sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Dia da Liberdade


Este dia é um canteiro


com flores de todo o ano


e veleiros lá ao largo


navegando a todo o pano.


E ainda se lembra outro dia febril


que em tempos mudou a história


numa madrugada de Abril,


quando os meninos de hoje


ainda não tinha nascido


e a nossa liberdade


era um fruto prometido


tantas vezes proibído,


que tinha o sabor secreto


de esperança e do afecto


e dos amigos todos juntos


debaixo do mesmo tecto.




José Jorge Letria
"O livro dos dias" Ambar





Depois de lido e trabalhado este texto de José Jorge Letria foi pedido aos alunos que escrevessem algo sobre a liberdade: o que é, como é, para que serve, como os faz sentir, como a podem usar... e... de que cor a pintariam?




Como expressaram os seus sentimentos...


Forma de expressarmos o que sentimos.


Pintá-la-ia de vermelho, porque é a cor dos cravos.



Faz-me sentir feliz, como os passarinhos a cantar.


Posso usá-la da maneira que me sinta bem.


Para mim é ser livre como as flores.


É poder brincar.


É estar bem comigo próprio.


Eu pintá-la-ia de branco, porque é a cor da paz.


Faz-me sentir livre, com asas para voar. É como se estivesse numa floresta.


Pintá-la-ía de verde, porque é a cor da Natureza e esta faz-me sentir livre.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário