quinta-feira, 31 de Março de 2011

Marcha turca de Mozart

Os nossos alunos também aprendem música! É uma maravilha ver como eles tocam ... Aqui fica um pequeno excerto da marcha turca de Mozart.



video


Turma 1.4


Arranjo musical- Prof. André Marques

terça-feira, 29 de Março de 2011

Concurso "O cartaz da minha escola"


O Concurso «O cartaz da minha escola» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e o Colégio Florestal da Ordem dos Engenheiros. Esta iniciativa enquadra-se na 5ª Edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional da Floresta, tendo como temas centrais LEITURA - ENERGIA - FLORESTA.

Os cartazes elaborados para este concurso nas nossas escolas estiveram expostos na Biblioteca Municipal durante a Semana da Leitura, tendo-se procedido hoje à seleção dos representantes de cada ciclo a enviar para o PNL. Aqui ficam algumas imagens e em destaque, naturalmente, os vencedores.


Ensino Pré-Escolar Turma 1 do Centro Escolar Alagoas


1º Ciclo Turma 3.4 do Centro Escolar Alagoas

segunda-feira, 28 de Março de 2011

Floresta amiga!



A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


Turma 2.3

sábado, 26 de Março de 2011

Histórias com trapos


Os formandos do curso EFA ofereceram-nos umas almofadas lindíssimas que eles próprios confecionaram e enfeitaram com motivos de histórias infantis e que irão colorir e alegrar o ambiente da nossa biblioteca. Ofereceram-nos ainda a leitura de uma dessas histórias: "O casamento da gata", de Luísa Ducla Soares.
Adorámos! Mil Obrigados!

Novas Leituras/Novas Realidades

video

O que é um "Grufalão" ?



Um Grufalão é um Grufalão!... Foi este conto que os nossos colegas, das turmas 1.2 e 4.3 das Alagoas, dramatizaram para nós. Foi uma história muito engraçada que nos fez pensar e perceber que "a inteligência é mais poderosa que a força".


Trabalho realizado pela turma 3.2 da Alameda

quarta-feira, 23 de Março de 2011

Final do Concurso Saber... aLer - 1º/2º anos


Partilhamos aqui os resultados e algumas imagens da animada final do concurso Saber... aLer dos 1º/2º anos que teve lugar hoje no nosso Centro Escolar.
PARABÉNS a todos os bons leitores e a todos os professores que se empenharam para que o prazer de ler seja uma realidade na nossa escola e na nossa vida!

terça-feira, 22 de Março de 2011

Dia da árvore/ Árvores de livros

video

As ideias-chave da Semana da Leitura 2011 - Leitura - Energia - Floresta - constituíram o lema perfeito para prestarmos uma singela homenagem ao patrono do nosso Agrupamento.

João de Araújo Correia foi um acérrimo defensor da floresta e da preservação do património natural que esta constitui, por isso, abrimos a nossa Semana da Leitura relembrando esse legado cultural e plantando Árvores de Livros, no jardim, junto da sua estátua.

Excertos de textos que escreveu sobre a amendoeira, o loureiro, a cerejeira, a oliveira e o pinheiro foram lidos e colocados numa placa junto de cada uma dessas novas árvores.

"Só a educação do povo, teimosa como a gota de água em pedra dura, o poderá amolecer no sentido de amar o arvoredo" (In Pó Levantado, 1970)

Como escola que somos, quisemos publicamente dar exemplo dessa nossa tarefa contínua e sempre incompleta: EDUCAR.

Alunos do 4º ano

segunda-feira, 21 de Março de 2011

As árvores e os livros

.
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: "Floresta das zonas temperadas".

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
Jorge Sousa Braga
in Herbário

domingo, 20 de Março de 2011

Para o Pai...





Turmas 2.1 e 2.3

Dia do Pai

O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. Em Portugal o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, o Dia dedicado a São José, pai de Jesus. Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte.
A criação de um dia de homenagem aos pais terá acontecido nos Estados Unidos quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um vetereno da Guerra Civil que ficou viúvo quando sua esposa deu à luz ao seu sexto filho.

O que é ser Pai?
Ser pai é algo muito importante.
É uma alegria, mas também é uma grande responsabilidade.
É o pai que (junto com a mãe, claro) deve acompanhar, proteger, cuidar e ensinar muitas coisas aos seus filhos.
Deve ser justo, bom, estar sempre presente e ser carinhoso. Também deve ser firme e educar com sabedoria.

segunda-feira, 14 de Março de 2011

Experiências

Os pais vêm à escola...

No âmbito deste Projecto, no dia 12 de Março, a mãe da Inês prontificou-se para, nesse dia, fazer a dobragem do barquinho com os meninos da turma. A dobragem permitiu também consolidar questões da matemática mais exatamente no que se refere à geometria. Mais uma vez verifiquei o quanto está a ser enriquecedor este projeto.
Consideramos importante que todos os pais ou avós se desloquem à sala de aula pelo menos uma vez por ano.
Turma 1.1

Os pais contam... e lêem na escola!

video

Turma 2.2

segunda-feira, 7 de Março de 2011

Carnaval! É magia... alegria...

video

Os alunos do Centro Escolar da Alameda, festejaram o Carnaval com grande entusiasmo.

Desfilaram, dançaram, cantaram... divertiram-se!

quarta-feira, 2 de Março de 2011

Biblioteca ConVida


Aqui ficam algumas imagens dos meninos do Jardim de Infância de Galafura, em actividade, na Biblioteca do nosso Centro Escolar.
São sempre agradáveis estas visitas e é evidente a evolução, no que diz respeito à autonomia e desinibição!

terça-feira, 1 de Março de 2011