terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ensino Experimental das Ciências - “Massa maluca”



Esta experiência realizou-se no âmbito do Projeto das Ciências Experimentais. Depois de algumas explicações sobre os estados em que as substâncias se encontram: líquido, sólido e gasoso, os alunos deram alguns exemplos. As suas respostas surpreenderam, porque ao perceberem o que era pedido, conseguiram nomear as mais diversas substâncias. No decorrer da experiência, o João Afonso recusou-se a “meter” o dedo na massa, dizendo que só gostava das que ele fazia! A professora questionou-o como eram, ao que ele respondeu que eram “normais” e esta não! Acrescentou ainda que nas experiências dele não era preciso lá meter o dedo! Esta é “peganhenta”! Finalmente, o Martim Emanuel concluiu que se chamava “massa maluca”, porque quando batemos com dedo depressa na massa, é sólida e se metermos o dedo devagar é líquida.
Os alunos expressaram a sua opinião dizendo que gostaram muito e era divertida!
Turma 1.3

Oficina no Museu do Douro



No dia 17 de novembro deslocámo-nos ao Museu do Douro para realizarmos a primeira Oficina deste ano letivo. A Sara e o Marado acompanharam-nos numa visita à Exposição, mas de uma forma mais lúdica! Gostámos de “sentir” com os nossos deditos o percurso do Rio Douro e aprendemos muitas outras coisas, como por exemplo o nome das rochas que há na nossa região: xisto e granito. Ainda tivemos tempo para descobrir aromas: maçã, framboesa, canela…Claro que não podíamos esquecer que estamos numa região de vinhos e por isso vimos muitas garrafas expostas e ainda as pipas. Ficámos muito admirados, porque já sabíamos escrever. Até a Sara nos perguntou com que letrinhas escrevíamos pipa. É sempre bom fazermos uma visita ao Museu!


Após a Oficina, e já na sala de aula, fizemos o registo da atividade.

Turma 1.3

sábado, 19 de novembro de 2016

Ensino Experimental das Ciências


Espelhos curvos convexos e cilíndricos

Hoje a questão problema era "Será que as imagens projetadas nos diferentes espelhos são iguais?"

Organizamo-nos em grupo, fizemos as nossas previsões  e partimos à descoberta com a orientação da Professora.
Primeiro experimentamos com um espelho plano com um objeto colocado a três distâncias diferentes, depois experimentamos com o espelho convexo, com o espelho côncavo e finalmente com o espelho cilíndrico na posição  vertical e horizontal. Registamos o que observamos e no final respondemos à questão problema. Afinal as imagens refletidas foram muito diferentes nos diferentes espelhos e em distâncias diferentes!
Adoramos ver as imagens nestes espelhos! Eram divertidas!

Turma 2.1

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS



No âmbito do PROJETO CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS, os alunos da turma 1.1 tiveram oportunidade de fazer uma experiência em sala de aula Massa Maluca Sólido ou líquido?
A atividade foi muito interessante !

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Dia Mundial do Não Fumador

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro. A data visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo do tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar.
As turmas 3.1 e 3.2 elaboraram coloridos cartazes que estão expostos na biblioteca, para que todos possam refletir e aprender algumas das consequências do tabagismo.

E nunca é demais lembrar: NÃO FUME, PELA SUA SAÚDE!
 

sábado, 12 de novembro de 2016

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dia de S. Martinho / Magusto


Hoje foi dia de Magusto na escola. 
Alguns alunos dramatizaram para os seus colegas "A Lenda de S. Martinho" e  todos cantaram "O ouriço ploc, ploc". 
Comeram-se  castanhas assadas e divertiram-se ao som da música.
Houve alegria e... as castanhas estavam deliciosas!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

terça-feira, 1 de novembro de 2016