quinta-feira, 24 de março de 2016

quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa Feliz



Dia do Pai


Curiosidade- A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Não querendo deixar de celebrar este dia, os nossos alunos deram asas à sua imaginação e "construíram" a sua prenda para oferecer ao pai no dia 19 de março, DIA DO PAI.

sábado, 19 de março de 2016

Elos Especiais - Semana da Leitura


O grupo Pé de Chumbo, de Baião, constituído por alunos autistas, respetivos terapeutas e técnicos, enriqueceu enormemente a nossa Semana da Leitura com a sua presença. Estes jovens tão especiais trouxeram-nos a dramatização da Carochinha e duas danças do folclore português, que nos deixaram emocionados e convictos do poder das histórias e da música para vencer barreiras. Foi bom conhecer-vos!

Os pais contam e leem na escola - Semana da Leitura


Muitos pais, amigos e familiares se associaram às comemorações desta semana, deslocando-se à escola para lerem, dramatizarem, contarem histórias e partilharem experiências de vida. Obrigado a todos!

Leituras com ciência - Semana da Leitura


No âmbito do Projeto Leituras com Ciência, a sala 3 do Jardim de Infância realizou, para a turma 2.1, a experiência "nenúfares", associada à leitura do conto Alana, a bailarina da água, de Alice Cardoso.

Leio para ti - Semana da Leitura


Os alunos do 1º ciclo com irmãos no Jardim de Infância do nosso Centro Escolar foram convidados, pelas Educadoras, a irem ler às turmas dos respetivos irmãos. Foi com grande dedicação que todos eles assumiram plenamente esse papel de "irmão-leitor", pedindo ajuda na escolha dos livros adequados, elaborando autonomamente cartazes e marcadores de livros, ensaiando pequenas dramatizações e danças, envolvendo até outros colegas.
Foi com alegria, muito orgulho e emoção que os mais pequenitos e as suas Educadoras os receberam. Assim é bom vê-los crescer!

Articulação entre ciclos - Semana da Leitura


Ao longo da semana, foram muitas as turmas e grupos do Pré-Escolar, 1º e 3º ciclos que partilharam entre si momentos de leitura, de poesia, de música, dança e de brincadeiras plenas de aprendizagens.
Associaram-se leituras, pesquisas e trabalhos realizados no âmbito dos projetos Leituras d'Oriente e d'Ocidente, Caixinhas das Surpresas Ler, Comunicar, Integrar; integraram-se com o projeto Articulando, com a visita dos alunos da turma 8º1 da Escola Secundária e com outras atividades que surgiram espontâneamente e que enriqueceram e tornaram significativa esta semana. Fazendo jus ao lema proposto pelo PNL, criaram-se elos que nos unem como comunidade escolar.

Jardim de Galafura - Semana da Leitura


O Draguim deslocou-se ao Jardim de Infância de Galafura para conhecer os meninos e contar algumas das suas aventuras com os amigos duendes!
E assim se viveram momentos divertidos de faz-de-conta com a personagem da coleção Draguim, Badão & Companhia, de Carlos J. Campos.

Encontro com Amparo Rainha - Semana da Leitura


A escritora Amparo Rainha, também professora na nossa escola, partilhou com os alunos do 1º ano um pouco da magia que transmite através dos seus livros. Respondeu à curiosidade dos pequenitos e leu a história "A Cigarra e a Formiga" da obra A lua está ali.
Obrigado por estes belos momentos!

Dramatizações - Semana da Leitura


As histórias dramatizadas encantam sempre quem a elas assiste, divertindo também quem as realiza. Foi o que se verificou nestas sessões apresentadas pelas Educadoras e pela turma 4.2 em que os animais ganharam vida e as fábulas marcaram presença.

Correntes de Leitura


No âmbito do tema da Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar propôs aos pais/encarregados de educação a elaboração de "elos" de papel com excertos de livros lidos ou mensagens sobre a importância do livro e da leitura. Foram muitos os que responderam ao nosso apelo, possibilitando a criação de Correntes de Leitura que decoraram a entrada da nossa escola.
Obrigada a todos os pais que, com pequenos gestos, nos ajudam a manter viva a chama da fantasia e o gosto pela leitura. 

segunda-feira, 14 de março de 2016

quarta-feira, 9 de março de 2016

Encontro com o ilustrador Rui Castro


Recebemos, hoje, na nossa biblioteca a visita do ilustrador Rui Castro que explicou aos alunos das turmas do 2º ano como desenvolve o seu trabalho criativo. Mostrou imagens e explicou, de forma simples, algumas das técnicas que utiliza nas suas ilustrações. 
Para terminar da melhor maneira, presenteou-nos com um desenho e desafiou-nos a tomá-lo como ponto de partida para a construção de um texto. Gostamos muito e vamos deitar mãos à obra!

terça-feira, 8 de março de 2016

Experiências com balões

O nosso muito obrigado à tia da Leonor Pereira, da turma 2.2, que nos ensinou a fazer experiências com balões de que resultaram figuras muito bonitas! 
A professora Mariana leu o conto de Luísa Ducla Soares, A festa de anos, porque estes balões divertidos são usados, muitas vezes, na animação das festas de aniversário. E  tudo fez sentido!
Turmas 2.1 e 2.2

sexta-feira, 4 de março de 2016

Internet Mais Segura


A GNR/ Escola Segura desenvolveu uma sessão com a turma 3.3, dialogando com as crianças, esclarecendo-as sobre alguns perigos que se escondem no mundo digital e incentivando comportamentos corretos e seguros.
Fevereiro é o mês em que se reforçam as informações e alertas sobre o uso seguro da Internet por crianças e adolescentes.

quinta-feira, 3 de março de 2016

O nosso comedouro

Os alunos da turma 3.2 andam entusiasmados a estudar as plantas e os animais. Fizeram pesquisa, observaram com a lupa binocular, colocaram sementes a germinar...
Com a sua criatividade, pensaram e construíram um comedouro para os pássaros colocando lá sementes.
Partilharam esta experiência com os alunos do JI colocando junto do parque infantil um dos comedouros construído.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Dia da Proteção Civil


Assinala-se dia 1 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil  (OIPC) e a nível nacional por despacho do Governo.
A proteção civil define-se como um sistema de gestão dos serviços de emergência, no qual cada país proporciona a proteção e assistência a toda a sua população perante qualquer tipo de desastre ou acidente, seja de origem humana ou natural.
Entende-se por Proteção Civil o cumprimento de tarefas no campo da prevenção de riscos, como no de atenuar situações de acidentes ou catástrofes, prestação de assistência/socorro de pessoas e outros seres vivos em perigo, protegendo  bens, valores culturais, ambientais ou de interesse público e apoio na reposição da normalidade nas áreas que tenham sido afetadas.
Para comemorar este dia, visitaram o nosso Centro Escolar uma equipa de bombeiros que nos explicaram um pouco do seu trabalho e mostraram alguns equipamentos que usam habitualmente. Ainda nos proporcionaram a subida nas suas cordas que foi uma experiência fantástica.
A todos os Bombeiros o nosso obrigado!