sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fomos pesquisar...


Estivemos a fazer pesquisas sobre alguns animais. Depois, escolhemos uma para partilhar convosco. Aqui está!                                 
Turma 2.2

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O tempo "weather"

Os alunos do 2º ano da turma 2.3, estão a desenvolver o vocabulário sobre o tempo nas aulas de inglês. Ficaram tão entusiasmados que quiseram expressar através do desenho o que tinham aprendido. 
Bom trabalho!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estendal de ideias

No âmbito da disciplina Oferta Complementar, construímos este "estendal de ideias". Enquadra-se na Educação para a Cidadania, tendo em conta que se pretende mudar atitudes, no sentido de preservar este recurso natural, precioso que é a água.
Se pensarmos que mais de 1,1 mil milhões de pessoas no Mundo, não têm acesso à água potável, é imprescindível alertar a Comunidade Escolar para a utilização racional da água. 


Turma 4.4

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Arre burrinho!

A nossa turma achou o texto "Arre, burrinho!" muito engraçado, e resolveu fazer a sua banda desenhada.

Turma 2.2


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Fábula "A raposa, o galo e o Solidó"


Depois de lida e explorada a fábula "A raposa, o galo e o Solidó" os alunos realizaram uma banda desenhada. Aqui fica um exemplar realizado pelo David da turma 4.4.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Amostras para Ler+

O Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares propõem, em 2013/14, o Projeto Amostras para Ler+, com o intuito de estimular a leitura pessoal e autónoma junto das crianças e dos jovens.
Nesse âmbito, numa sessão realizada na biblioteca, foram lidos excertos de alguns livros às turmas do 4º ano. Posteriormente, os alunos requisitaram-nos para leitura domiciliária e, em sala de aula, redigiram as opiniões que aqui partilhamos.

Coleção – Chamo-me…
Título do livro – Amália
Autor – Maria Inês Almeida
Ilustrador – Sérgio Agostinho e Cláudia Dias
A parte de que eu gostei mais: quando aos 19 anos ela teve o seu primeiro concerto, os pais só aceitaram quando souberam o dinheiro que ela ia receber.
Eu acho que ela foi muito corajosa indo ao Retiro da Severa sem os pais saberem. Eu admiro muito a Amália. Não gosto muito de fado, mas sei que a Amália foi uma grande mulher, corajosa e uma grande aventureira.
O que me levou a requisitar o livro: Foi a curiosidade de saber o porquê de ela ser tão famosa, saber a vida dela, saber como tinha feito tanto pelo nosso país, porque Amália é um símbolo português que todo o Mundo conhece.   
Maria Inês Cunha
Coleção – Chamo-me…
Título do livro – Agatha Christie
Autor – Ferran Alexandri
Ilustrador – Carles Arbat Serarols
A parte de que eu gostei mais: foi quando as pessoas pensaram que ela tinha desaparecido. Não é toda a gente que se preocupa com alguém.
Constança Teixeira
Editora – Didáctica Editora
Coleção – Chamo-me…
Título do livro – Marie Curie
Autores – Luís Cugota e Luísa Vera
Ilustrador – Carles Arbat Serarols
A minha parte preferida do livro é: quando Marie Curie recebeu o prémio Nobel em 1903. Gostei dessa parte, pois foi uma data importante para ela e essa parte destacou-se mais comigo porque eu gosto muito de estudar e de andar na escola.
Maria Gilles

Gostamos de saber estas opiniões da turma 4.3 e deixamos aqui o desafio… enviem-nos também as vossas ideias sobre um livro que leram e de que gostaram ou que detestaram. Estamos à vossa espera!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Concurso Quest 4 K


Premiados no concurso Quest 4K
 
Quero felicitar os antigos alunos da escola nº1 (Centro Escolar da Alameda) Rodrigo João Afonso Brás, do 8.º ano, Pedro Henrique Afonso Brás e Tiago Barros Arcanjo, do 11.º ano, que foram premiados com um televisor 32”, um Iphone e um Ipad Mini, respetivamente, na segunda edição do Quest 4K, que decorreu no ano letivo de 2012/2013.

Este concurso online, promove a aprendizagem da matemática, desenvolve-se durante o ano letivo e participam alunos de todo o país.

PARABÉNS!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Projeto Bios- Cartas 2013-2014



Este mês recebemos pelo correio um desafio : tínhamos que escrever uma carta à LIBERDADE e enviá-la escrita num postal .
Alguns de nós decidiu fazer uma poesia, outros redigiram uma carta. Os postais foram para o marco do correio. Aqui ficam alguns dos nossos trabalhos.
                                                                                       Turma 4.1

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A tradição "Cantar as janeiras"


Para cumprir a tradição, os meninos do JI do Centro Escolar da Alameda,  cantaram as janeiras em alguns  espaços deste Centro. Estavam muito animados e cantavam muito bem, pedindo de presente amizade, beijos e abraços... 

Livro do mês - janeiro