segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As sementes...


 
Para realizar esta tarefa a turma foi dividida em grupos de trabalho.
Depois  selecionamos algumas sementes que observamos e juntamos de acordo com algumas caraterísticas: cor, tamanho, forma...
 
Gostamos de realizar este trabalho!                                                              Turma 3.4

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Encontro com... António Mota


Recebemos hoje, na nossa Biblioteca, a visita do escritor António Mota, que nos divertiu e encantou com as suas histórias. Apresentámos algumas caricaturas, desenhos e poemas feitos por nós e ficámos muito felizes porque também aprendemos que, se quisermos ser bons escritores, devemos seguir três regras:
1ª - Ler...
2ª - Ler...
3ª - Ler...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O gato e o escuro















Reconto da obra O gato e o escuro, de Mia Couto, realizado no âmbito do Projeto "Caixinhas das Surpresas".
Turma 4.4

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A ovelhinha preta



A obra "A ovelhinha preta", indicada para leitura obrigatória do 1º ano de escolaridade, foi também escolhida para a realização do concurso "Saber aLer" que está a decorrer no nosso Agrupamento.
Os alunos depois de ouvirem a leitura da história, desenharam livremente sobre a mesma.
Turma 1.2

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Escrita Criativa

Medo Vencido
 

    Vou contar-vos uma aventura passada com dois irmãos caracóis, num pequeno jardim florido à beira de um charco.
   João-Flor era esperto, tinha uns olhos grandes e azuis e andava sempre com os pauzinhos ao sol, embora fosse tímido. Joana-Amor, ao contrário do seu irmão, era muito atrevida e vaidosa. Todos os dias usava um colorido chapéu a esconder os pauzinhos.
   Numa bela madrugada de primavera foram acordados pelo cantar dos pássaros. Espreguiçaram-se e partiram à procura de folhinhas tenras para o pequeno-almoço. Pelo caminho apreciavam a natureza! Perto do charco encontraram uma centopeia muito entretida a apertar os seus cem sapatos. Como nunca tinha visto uma centopeia, Joana-Amor deslizou para contar os seus pés. Tremendo de medo, João-Flor disse à irmã:
   - Sai daí! Ainda te vais meter em sarilhos!
   Joana-Amor não obedeceu e propôs-lhe:
    -Vamos fazer uma aposta?
   - Não, é melhor não! – disse João-Flor com uma voz tímida.
    Mas a irmã continuou:
   -Quem chegar primeiro ao centésimo pé da centopeia come a folhinha maior.
   Começaram a difícil tarefa de subir para cima do pachorrento animal. Conforme ela apertava um sapato os caracóis escorregavam e ao mesmo tempo faziam-lhe cócegas.
   Foi uma aventura muito divertida! Joana-Amor, como era atrevida ía mais depressa mas escorregava mais. João-Flor com a sua calma conseguiu chegar primeiro, embora estivesse assustado.
   Devagar se vai ao longe!

Turma 3.4

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Número Europeu de Emergência Médica - 112



No âmbito da celebração do Dia Europeu da Emergência Médica (112), uma equipa da GNR (escola segura), promoveu uma ação de sensibilização junto dos alunos do 1º ano deste Centro Escolar, sobre a importância da utilização correta deste  número.
Todos aprenderam que:
"O 112 é para salvar, não para brincar".
Colaboraram ainda os bombeiros voluntários locais, trazendo ao Centro Escolar uma ambulância do 112 para que os alunos pudessem ver de perto os seus equipamentos.

Curiosidade - O número Europeu de Emergência Médica 112 é celebrado no dia onze de fevereiro -11/2

Carnaval 2013


Ao longo do dia, os alunos tiveram oportunidade de se divertirem. Brincaram, tiraram fotografias...
À tarde partilharam com os colegas, num desfile simples, as máscaras que elaboraram nas aulas de Expressão Plástica e com o empenho dos seus professores. As máscaras versavam diferentes temáticas: estações do ano, animais, planetas e máscaras de Veneza.
Houve criatividade,  cor, divertimento, magia...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Máscaras de Carnaval



Nas aulas de Expressão Plástica e durante os intervalos, os nossos alunos criaram, decoraram e pintaram as suas máscaras e outros trabalhos relacionados com a época carnavalesca. O nosso obrigado à  professora Irene e à técnica da nossa biblioteca pela magnifica ajuda que nos deram na realização destes trabalhos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Corre... corre cabacinha



Na sequência da leitura e exploração da história "Corre ...Corre Cabacinha" , os alunos da turma 1.3 decidiram realizar um trabalho coletivo de acordo com a mesma, com a finalidade de ser enviado para o Blogue do nosso Centro Escolar.
Todos  trabalharam com muito empenho!

Turma 1.3

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O castelo da Princesa Baixinha


Este trabalho, que todos podem apreciar na nossa Biblioteca, foi realizado pela Turma 4.3, na sequência da leitura da obra A Princesa baixinha, no âmbito do Projeto Caixinhas das Surpresas. Parabéns aos artistas, "baixinhos e corajosos"!