quarta-feira, 31 de março de 2010

Prendinhas de Páscoa

.
Os alunos pintaram, recortaram e construiram as cestinhas da Páscoa, decoradas com a simbologia desta época.
BOA PÁSCOA!

Trabalho realizado pela turma 3.1.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A "brincar" também se aprende!




Também se brinca com a tabuada! Os alunos adoraram o jogo e estiveram sempre muito atentos, para que houvesse sempre continuidade e sequência. Nem deram conta que tocou para intervalo!
Turma 4.1
.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Páscoa doce e colorida!

PROGRAMA PASSE
“Os dois livros de receitas”


Associando ao objectivo desta actividade: distinguir hábitos alimentares quotidianos e alimentação realizada em dias de festa, pretendia também festejar a época que se aproxima, Páscoa. Foi solicitado aos alunos que recolhessem receitas, com modos de confecção e ingredientes, para dias de festa e para o dia-a-dia. Propositadamente, levei uma de cada também. Foram analisados e comparados os ingredientes, reforçando o uso ou não de determinados alimentos, caso das gorduras, do sal e do açúcar e por último, seleccionámos a receita “bolinhos de coco”, para confeccionar na escola, aproveitando também as claras e as gemas saídas dos ovos, quando os furámos para serem pintados, porque, paralelamente, tinha planificado na área das expressões, a pintura de um ovo, com tintas acrílicas e pincéis, individualmente. Os alunos adoraram toda a actividade, desde a partilha de receitas, à pintura dos ovos e mais ainda a confecção dos coquinhos.
Turma 4.1

Experiência com sementes



Uma das actividades realizadas no âmbito do Ensino Experimental das Ciências teve a ver com as sementes. Os alunos trabalharam em grupo e numa primeira abordagem manusearam e exploraram livremente “aqueles objectos de trabalho”. Depois, iniciando a tarefa, facilmente identificaram a questão - problema: Como se podem agrupar sementes diversas?
Depois de identificarem os critérios de agrupamento, formaram os respectivos grupos. Por último, nomearam os tipos de sementes de cada um deles. Utilizaram a balança para o critério massa/peso e até tiveram que calcular o peso médio da semente de maçã. O registo da actividade foi feito individualmente e em folha própria. Completando esta aula, elaboraram o gráfico de barras com o peso de cada uma das sementes trabalhadas.
No final deram a sua opinião sobre a tarefa:

Estivemos a dar Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.
Aprendemos coisas novas.
Aprendi mais coisas sobre sementes.
Gostei de agrupar as sementes e ser eu o chefe do meu grupo.
Foi divertido! Nunca tinha feito uma aula como esta.
Foi uma actividade divertida, com sementes.
Foi divertido! Misturámos três disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.
Gostei muito desta aula.
Aprendi muito sobre as sementes.
Foi uma actividade diferente e divertida. É bom trabalhar em grupo!

Trabalho realizado pela turma -Turma 4.1

.

domingo, 14 de março de 2010

"5 o`clock Tea"



O Inglês está cada vez mais presente nas nossas vidas e como está integrado nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) desafiou-se a criatividade dos alunos da turma 4.1 da escola E.B. 1 Nº1 para que imaginassem que eram donos de um restaurante, café, hotel …, e que construíssem um Menu, utilizando o vocabulário leccionado na aula, integrado no tema “Food”, comida. Uma vez que os trabalhos iriam ser apresentados surgiu a ideia de recriar o típico “5 o’clock Tea” com direito a chá, os típicos “Scones” e uns bolinhos a acompanhar, de forma a brindá-los com um bocadinho da “British Cultur”. O entusiasmo foi muito e todos gostaram.

.

A flor da honestidade



A professora Simone e alguns alunos dramatizaram "A flor da honestidade".
Foi muito divertido!

.

domingo, 7 de março de 2010

A Fada Palavrinha

A mãe do Urbano leu a história, os alunos "transformaram-se" nas personagens e dramatizaram.
Que bem que o fizeram!

Parabéns aos actores!

.
.
Turma 1.2

"Quero ser bruxo"





E foi assim que os alunos da turma 4.3 recontaram e ilustraram a história ouvida "Quero ser bruxo", da autoria do escritor Fernando Marado.
Alunos da turma 3 do 4º ano

quarta-feira, 3 de março de 2010





Um olhar sobre a visita do escritor Fernando Marado à nossa Escola….

“Deu-me muito prazer ouvi-lo.”

“O escritor era muito sonhador, porque faz histórias extraordinárias.”

“Foi muito bom este escritor ter vindo à nossa escola, porque nunca estive perto de nenhum.”

“Com a história aprendi que ser bruxo não resolve os problemas do mundo.”

“Nesta actividade senti alegria, por estar a ouvir histórias novas e muito engraçadas. O escritor era muito simpático e chamava-se Fernando Branco Marado. Contou-nos uma história, com as coisas que muitas vezes nós imaginamos e que só existem no mundo da fantasia.”

“Acho que o escritor ficou feliz com a vinda à nossa escola.”

“Sobre a moral da história aprendi que devo ainda ler mais e também gostava de ser feliz com tudo o que me rodeia, tal como aquele menino.”


Trabalho realizado pelos alunos do 4ºano turma 1

A participação dos Encarregados de Educação







O registo da opiniões dos alunos da turma 1.1 sobre a história ouvida "O Gualter aprende a ler"

terça-feira, 2 de março de 2010


Para esta "semana", os alunos da turma 4.2.
planificaram as actividades que irão desenvolver
de 1 a 5 de Março.


...e assim começam as histórias!